quinta-feira, 18 de outubro de 2018

Maioria, minoria, governo e oposição

Além das representações das lideranças partidárias, na Câmara dos Deputados e no Senado Federal existem as representações do Governo, da Maioria, da Minoria e da Oposição.
A Liderança do Governo é composta por líder e vice-líderes indicados pelo presidente da República para dar voz ao governo durante as deliberações legislativas.
A Maioria é o partido ou bloco parlamentar integrado pela maioria absoluta dos membros da Casa. Caso nenhum partido ou bloco atinja a maioria absoluta, a Maioria será o partido ou bloco parlamentar com maior representação na Casa.
Já a Minoria é composta pela representação imediatamente inferior à Maioria que expresse posição diversa da Maioria em relação ao governo. Se a Maioria apóia o Governo, a Minoria é contrária ao Governo e vice-e-versa.
Em 2018 foi criada na Câmara dos Deputados a Liderança da Oposição, com o objetivo de fazer um contraponto à Liderança do Governo.
Na Câmara dos Deputados, os líderes do Governo, da Maioria, da Minoria integram, juntamente com o Presidente da Câmara e os demais líderes partidários, o colégio de líderes.

Em 2018, a composição dessas lideranças na Câmara dos Deputados ficou assim:
- Liderança do Governo: PP
- Liderança da Maioria: MDB
- Liderança da Oposição: PT
- Liderança da Minoria: PDT
No Senado Federal:
- Liderança do Governo: MDB
- Liderança da Maioria: MDB
- Liderança da Minoria: PT
Maiores informações sobre essas composições podem ser consultadas na página do Senado Federal e da Câmara dos Deputados.

Além da liderança do Governo na Câmara e da liderança do Governo no Senado Federal, o presidente da República também faz a indicação de um líder do Governo no Congresso Nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário